Benefícios Fiscais

Importação e Revenda utilizando os Benefícios Fiscais do Espírito Santo

O COMPETE ATACADISTA é um benefício fiscal destinado ao setor de comércio Atacadista, que tem por objetivo reduzir o ônus tributário decorrente da exigência do ICMS nas operações interestaduais, destinadas à comercialização ou à industrialização.

Esse regime especial de tributação tem a finalidade de reduzir o ICMS nas operações de venda no atacado por meio de uma metodologia que implica um estorno de débito, de modo que a tributação efetiva sobre as operações interestaduais corresponda a 1,1% sobre o valor das saídas interestaduais.

Já o INVEST-IMPORTAÇÃO, é um Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo com a finalidade de impulsionar a expansão, modernização e diversificação dos setores produtivos locais, em especial o comércio exterior. 

O Invest concede diversos benefícios, como diferimento do imposto na importação de mercadorias, crédito presumido e redução de base de cálculo do ICMS nas saídas para Centros de Distribuição ou Indústrias. 

Ambos os incentivos não permitirem a utilização cumulativa dos benefícios, entretanto é possível o aproveitamento dos dois benefícios para otimizar a tributação das operações realizadas. 

Para essa estratégia, a empresa deverá possuir duas filiais, sendo uma responsável pela importação, como uma “trading”, utilizando o Invest-Importação, enquanto a segunda, utiliza o compete atacadista para revenda dos produtos aos clientes. 

Se sua empresa tem interesse em otimizar as operações de importação e revenda, fale com nossos Consultores da Hedge para mais informações. 

Postagens Recentes

  • Novidades

Tese tributária: justiça decide pela exclusão do adicional de ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS

Recentes decisões das Justiças Estaduais, tem dado razão aos contribuintes e decide pela exclusão do…

  • Otimização Tributária

CARF Autoriza Crédito de PIS/Cofins sobre Frete de Gesso Utilizado em Processo Produtivo

Nesse texto, iremos abordar a recente decisão da 3ª Turma da Câmara Superior do Conselho…