Fundo de investimento: estratégia para reduzir o valor do IRPJ/CSLL a pagar é uma das principais demandas das empresas. Afinal, depois de pagar tantos impostos, é realmente muito duro deixar 34% do lucro para o Governo.
Das várias estratégias possíveis, vou compartilhar uma que pode trazer um duplo benefício:
(1) Redução significativa do IRPJ/CSLL
(2) fluxo de caixa.
Utilize essa estratégia! Ela consiste em utilizar um fundo estruturado de investimentos em direitos creditórios, vinculado aos próprios sócios/acionistas da empresa. Na prática, a empresa troca a tributação de 34% de IRPJ/CSLL por 15% da tributação do fundo.
O melhor é que o dinheiro fica em casa. A sua empresa irá obter antecipação do contas a receber e tem um ganho tributário com isso, mas não terá perdas do deságio, pois os próprios sócios se beneficiam do resultado da operação por serem titulares do fundo estruturado.
É uma estratégia bem sofisticada. Mas nada muito novo. As maiores empresas do Brasil, listadas na B3, Bolsa de Valores, utilizam essa estratégia há muito tempo.
Entenda o que é estratégia tributária
Dessa forma, te explico o que é estratégia tributária: é o planejamento e à aplicação de medidas legais e financeiras que visam minimizar a carga tributária de uma empresa, aproveitando ao máximo as oportunidades oferecidas pela legislação fiscal.
Conforme falamos, em outras palavras, é a arte de estruturar as finanças da empresa de maneira inteligente e legal para reduzir o impacto dos impostos sobre seus lucros.
O Programa de Estímulo à Indústria do Estado de Pernambuco (PROIND) é uma importante iniciativa…
O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) decidiu que a ausência de retificação da Guia…