Hedge Tax - Consultoria & Estratégia Tributária

Entenda tudo sobre o Lucro Presumido

Está na hora de escolher o regime tributário da sua empresa e não sabe qual é a melhor opção? A Hedge te ajuda! Hoje trouxemos um artigo completo com tudo que você precisa saber sobre o Lucro Presumido.

Neste regime, o cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (IRPJ/CSLL) é realizado sobre uma margem de lucro presumida. Ou seja, não interessa se a empresa teve ou não lucro e quanto foi esse lucro efetivamente, a lei indica qual a margem de lucro presumida para determinado segmento e sobre essa margem presumida a empresa paga seu imposto de renda (e CSLL).

Por isso, é um regime utilizado principalmente por empresas que possuem uma alta margem de lucro. Se esse é o caso do seu negócio, vale a pena considerar!

Benefícios:

1. Margem Presumida: Quanto escolhido corretamente, é um ótimo regime tributário para empresas que possuem uma alta margem de lucro. Se a sua margem de lucro for superior à margem presumida pela legislação, usar o Lucro Presumido é uma vantagem.

2. Menos complexidade: Menos complexo que o Lucro Real em termos de contabilidade. Não há necessidade de se apurar créditos de PIS e COFINS, tampouco em aferir a efetiva lucratividade da empresa para calcular os impostos.

3. Bases previsíveis: As bases de cálculo para o IRPJ/CSLL são pré-determinadas com base em margens de lucro presumidas. Da mesma forma, o cálculo do PIS COFINS é mais simples, pois basta aplicar a alíquota de 3,65% sobre o faturamento, gerando também previsibilidade.

Desvantagens:

1. Margem Presumida: Assim como a margem presumida é uma vantagem, pode ser também uma desvantagem. Os impostos são calculados com base em uma margem de lucro presumida, o que pode não refletir a realidade financeira da empresa. Ou seja, sua a sua margem de lucro for menor do que aquela prevista pela legislação, você pode acabar impostos excessivos caso opte pelo Lucro Presumido.

2. As despesas e insumos utilizados na atividade da empresa não geram créditos de PIS e COFINS para abater do imposto a pagar.

3. Limitações: Alguns setores e atividades não podem optar por esse regime.

3. Estratégia tributária limitada: as apurações dos tributos são feitas de forma mais engessada. Como não há créditos de PIS e COFINS e a base de cálculo de IRPJ/CSLL é fixa com base em margem de lucro presumida, não há flexibilidade para traçar estratégias tributárias e fazer correções de percurso ao longo do ano.

Agora que você já sabe tudo sobre esse regime, confira também o nosso post sobre Simples Nacional [link].

Conte com a Hedge Tax para te ajudar a economizar em tributos!

Hedge Tax – Consultoria Tributária.
Nosso negócio é Estratégia Tributária. Consultores tributários especialistas em benefícios fiscais, planejamento tributário e recuperação de impostos.

Ficou interessado? Entre em contato com nosso time.
contato@hedgeconsultoria.com
Whatsapp 27 99961-4664 / 11 91649-2911

Artigos relacionados