O setor de autopeças é um dos principais da economia brasileira, sendo que alimenta uma cadeia indireta muito importante para o desenvolvimento econômico-social do país. Diante disso, os Governos Estaduais vêm buscando formas de incentivar as empresas do setor a se estabelecerem em seus Estados, promovendo maior competitividade de mercado. Este texto irá apresentar os principais Benefícios Fiscais no Espírito Santo.
O estado tem tomado medidas de incentivar essas empresas a se estabelecerem em seu território.
Dentre as ações tomadas para atrair o setor, estão os incentivos fiscais que reduzem a carga tributária de ICMS, sendo eles: o Compete para os Atacadistas e para as Vendas não presenciais, e ainda, o Invest-Es para importação e indústrias.
O COMPETE é um programa do Estado do Espírito Santo para estimular a competitividade de mercado das empresas situadas em seu território, possuindo benefícios fiscais para diversos setores da economia, inclusive para o setor de Comércio Atacadista e para vendas não presenciais.
Para os atacadistas de autopeças, o Compete concede um estorno de débito, de modo que a tributação efetiva sobre as operações interestaduais corresponda a 1,1% sobre o valor das saídas interestaduais, mantendo-se o crédito de aquisições no percentual de 7%.
Já para as empresas de autopeças que trabalhem com venda direta ao consumidor final por meios não presenciais, o benefício consiste em Crédito Presumido, de modo que a tributação efetiva sobre as operações interestaduais corresponda a 1,1% sobre o valor das saídas interestaduais.
Para obter o direito de utilizar esses incentivos, a empresa deve formalizar uma solicitação para aderir ao contrato de competitividade firmado entre a SEDES, SEFAZ e o SINCADES.
Em ambos os casos, a empresa poderá usufruir de um operador logístico, ou ainda, possuir uma estrutura própria, desde gere 05 empregos diretos e tenha área de pelo menos 300m².
• INVEST – ES
Através do INVEST as empresas importadoras de autopeças poderão utilizar incentivos fiscais que tornem sua operação mais competitiva e lucrativa.
As mercadorias importadas através do INVEST serão destinadas aos Centros de Distribuição a fim de executar a distribuição de produtos importados podendo utilizar os seguintes incentivos fiscais:
O Estado não define valores mínimos de investimento, geração de empregos, aumento de produção, pois é uma análise individualizada para cada pedido, feito por um Comitê Avaliador composto por diversas áreas do Governo.
Além dos incentivos fiscais concedidos pelo governo do estado, o Espírito Santo possui diversas vantagens:
A necessidade premente de uma infraestrutura eficiente para escoamento da produção em direção ao vasto mercado consumidor brasileiro é reconhecida, e o Espírito Santo tem se empenhado de forma vigorosa na busca por soluções que atendam a essa demanda.
Com ampla experiência na implementação de negócios na região, a Hedge não apenas identifica e otimiza os benefícios fiscais, mas também traça o melhor cenário tributário para sua empresa.
Ao escolher a Hedge, você terá um parceiro comprometido, capaz de transformar desafios tributários em oportunidades estratégicas, assegurando o sucesso e a prosperidade de sua empresa no competitivo mercado capixaba.
O Programa de Estímulo à Indústria do Estado de Pernambuco (PROIND) é uma importante iniciativa…
O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) decidiu que a ausência de retificação da Guia…